domingo, 9 de agosto de 2009

A Lei Antifumo.

Já é quase uma segunda Lei Seca. Só que menor e sem nenhum efetivo.

Ela entrou em vigor na última sexta-feira, quem andar por São Paulo vai observar algumas placas de "É proibido fumar.". Ou seja: agora, quem fuma vai ter que largar o vício em ambientes fechados de uso coletivo e 500 agentes do Procon e da Vigilância Sanitária estarão de olho. A lei estadual nº. 13.541/09, sancionada pelo governador José Serra, considera ambientes de uso coletivo aqueles que forem total ou parcialmente fechados em qualquer um dos lados por parede, divisória, teto ou telhado, mesmo que provisórios, havendo ainda permanência ou circulação de pessoas.

E se a lei for desrespeitada, a multa inicial vai para o estabelecimento, ficando entre R$ 792,50 e R$ 1.585. Em seguida, ela pode dobrar e, numa terceira autuação, o local poderá ser interditado por até dois dias, podendo chegar a 30 dias de xadrez.

A lei tenta fragilizar a terceira causa de mortes que se podem evitar no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS. Depois de 90 dias para a adaptação dos estabelecimentos, agora, a população poderá denunciar quem desrespeitar a lei através do site www.leiantifumo.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-771-3541. Além do cigarro, estão proibidos também charutos, cigarrilhas, cachimbos, narguiles ou afins. Quartos de hotéis, pousadas e similares estão liberados, desde que estejam ocupados, assim como cultos religiosos onde fumar faz parte do ritual.

E você, qual é a sua opinião sobre a Lei Antifumo?

"Eu não fumo. Adoro fumantes. Mas acho certa a lei,tem gente que se incomoda e ta no direito,ngm é obrigado a ser fumante passivo.". J.C. (NãoSalvo)

"Acho justa essa lei. Ninguém é obrigado a ficar respirando fumaça. Ainda mais que é prejudicial a saúde.". Graziela Cerentine, redatora do Sem Tosquices.

"Minha opinião sobre a lei anti fumo é: Eu acho que..." Raphael Mendes (Bobagento)

"Sou a favor. Dentre os vários tipos de cancêr, são poucos os que se podem prevenidos...e o de pulmão é um dos que tem como principal fator de risco justamente o tabagismo. Se o cara quiser f*der com a vida dele, que se tranque no seu quartinho e acenda o seu cigarro lá.". Alexandre Antunes, estudante de Medicina.

"Coisa de um filho de rapariga, que não deve ter o que fazer. Provavelmente o estado de SP é melhor que a Suiça.". TG (ElaTádeXico)

"O cigarro pra quem não fuma incomoda, mas ações assim não vão mudar o hábito de quem já fuma. Pode ajudar, mas naquelas, acho que não dura muito. A lei vai existir, vão ficar em cima agora e depois cai no esquecimento. Igual a lei seca.". Victoria Siqueira (Borboletrando)

"Tô em casa, o Serra que se f*da, achou ruim pega EU! Eu quero é nicotina". Cesar Diego (Rocco)

"Adorei essa lei, tanto por causa do meio ambiente, e a na diminuição de fumantes passivos. Pessoas alérgicas agradecem como eu.". Dalete Queiroz (BlogueirasCompulsivas)

"Eu apoio em partes. Apoio fumódromos.". (Asttro)

"Sou extremamente alérgica á cigarro, sendo assim sou extremamente a favor da lei.'. Jéssica Siqueira (twitter)

"Não me agrada muito. mas, infelizmente, acho necessária.". Aviva Reis (twitter)

2 comentários:

Carlos 9 de agosto de 2009 às 18:48  

Eu quero o meu cancer, e quero contribuir para que meus semelhantes tenham tambem.

Cigarros nunca deveriam existir, assim como salgadinhos da Elma Chips e o Twitter. Fico imaginano quem vai multar os escapamentos de onibus, carros e outros poluidores... Nada desse mundo deveria realmente existir, nada!

Aurora Ahcor 9 de agosto de 2009 às 22:09  

Aqui em BH não existe essa lei, pelo menos ainda, mas acho desnecessário. Deveriam criar uma campanha para conscientizar os fumantes. Sou fumante e nunca fumei em ambientes fechados, pois sei que incomoda a quem não fuma. Aqui fumar em locais como teatro, cinema e shopping já é proibido e todos respeitam. Enfim, conscientizar é melhor do que criar uma lei.

  © 2008-2009 SemTosquices

^