segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Especial Sem Tosquices: Batman 70 anos - Parte 1



É isso mesmo, meus amigos! O cruzado encapuzado, o cavaleiro das trevas, o Batemá está completando 70 anos, e é por isso que o Sem Tosquices estará essa semana repleto de informações sobre este, que mais do que um herói, se tornou um símbolo da cultura pop. Nessa primeira parte vamos contar um pouco sobre o surgimento do personagem e o decorrer de suas histórias na era de ouro das Hq's.


O escritor Bill Finger e o desenhista Bob Kane foram as cabeças por trás do surgimento de Batman (Apesar de Kane ter ganhado os créditos) ,e foi em maio de 1939 que o personagem teve a sua primeira aparição na revista Detective Comics 27(Detective Comics já está em sua edição de número 855 e por esse motivo está no Guiness Book como série de quadrinhos mais duradoura). Batman teve influências de vários personagens da época, como o Sombra, um vigilante que escondia sua identidade e combatia o crime na escuridão(Isso te lembra alguma coisa?) e o Zorro. Obras como Bat Whispers de 1938 e o filme O Morgego de 1926 também foram de grande importância na construção do personagem.



Muita gente sabe sobre a história do jovem Bruce Wayne, que teve seus pais assassinados na sua frente e que jurou combater o crime com suas próprias mãos para impedir que ninguém mais sofresse o que ele sofreu. O que a maioria não sabe é que o Batman daquela época era muito diferente do que o que vemos hoje, tanto visualmente quanto em relação aos elementos de sua história. Para começar o personagem era conhecido como Bat-Man e era obscuro até demais para sua época. Seu uniforme era diferente principalmente em dois aspectos: O capuz, com as orelhas de morcego não alinhadas, e a ausência de luvas, que foram introduzidas posteriormente, afinal de contas ele era um detetive e não podia deixar suas marcas. Vários elementos que hoje estão consagrados no universo do morcego foram introduzidos aos poucos, a própria cidade do herói, Gotham City, não esteve sempre presente em sua vida. Outra curiosidade e que hoje pode aparecer até contraditória é que em suas primeiras histórias o Batman usava uma arma e MATAVA os bandidos.





Talvez o universo do morcegão seja um dos mais interessantes dos quadrinhos e isso se deve a variedade de personagens, que se encontram principalmente em sua galeria de vilões. Batman também teve seus aliados e provavelmente o mais famoso deles seja seu sidekick, seu parceiro mirim, o Robin. O jovem Dick Grayson teve sua primeira aparição em Detective Comics 38(1940) e surgiu como uma forma de amenizar a obscuridade de seu mentor. Todo herói tem seu arquinimigo e com o Batman não foi diferente. Em 1940 surgia nas páginas de Batman 1 um dos vilões que entrariam não só para o hall dos quadrinhos, mas também, posteriormente, do cinema, o Coringa. Foi na era de ouro também que surgiram outros vilões importantes como o Charada, Espantalho, Mulher-Gato, Pinguim, entre outros.

As histórias do Batman durante a década de 40 tinham um clima sombrio e mostravam sua faceta de detetive, mas como veremos na segunda parte desse especial, nas décadas de 50 e 60 isso iria mudar...e muito.

0 comentários:

  © 2008-2009 SemTosquices

^