sábado, 2 de agosto de 2008

Lendas sobre Celulares

Eles derrubam aviões? Explodem postos de gasolina? Causam câncer? A ciência desconfia da maioria das lendas urbanas relacionadas a telefones celulares.


Celulares atrapalham a gravidez? - IMPROVÁVEL
A tese é a de que grávidas que falam muito ao telefone prejudicam seus fetos, que vão sofrer as consequências da tagarelice na idade escolar.Um estudo dinamarquês mostrou que mães que usaram o celular de 2 a 3 vezes por dia na gestação tiveram crianças com 25% mais riscos de problemas emocionais e 35% mais de ser hiperativos. Mas os próprios pesquisadores suspeitam que as mães mais faladeiras podem ser também as mais negligentes.

Celulares causam câncer? - FALSO
Ninguém provou que a radiação emitida pelos telefones ou pelasa antenas pode causar tumores.Os estudos que chegaram a essas conclusões foram desacreditados por conter erros de metodologia. Um relatório do Instituto EduMed cita 25 estudos de 13 países e 4 órgãos internacionais( incluindo a OMS) com a mesma conclusão: o nível de radiação é irrelevante e não há nenhum risco.

Celulares Zoa com aviões? - IMPROVÁVEL
É preciso desligar os celulares na hora da decolagem e na hora do pouso.O argumento é que o sinal deles interfere no sistema de navegação da aeronave, mas ninguém nunca provou isso. Na dúvida, as companhias acham melhor prevenir. De qualquer forma, eles não funcionam quando o avião saí do chão.Então, como aquelas pessoas falaram com suas famílias no 11 de Setembro? Com o sistema do próprio avião!

Celular diminui a fertilidade masculina? - TALVEZ
Em 2006, uma clínica de fertilidade de Ohio testou 361 homens com problemas de fertilidade e os dividiu pro uso de celular.Aqueles que falavam ao telefone mais de quatro horas por dia tinham o sêmen de pior qualidade. Mas, antes que você saia aí dizendo que celular é anticoncepcional, saiba que o estudo está sendo refeito, pois não levou em conta fatores como uso de drogas e sedentarismo. Na dúvida, se quiser ter filhos,use o fixo.

Celular pode explodir posto de gasolina? - FALSO
A lenda diz que ligar ou desligar o telefone no posto emite eletricidade estática e pode mandar tudo pelos ares. Isso surgiu numa corrente de e-mail ainda nos anos 1990(tem no Google). Sim, eletricidade estática pode colocar líquidos inflamáveis em combustão. mas celulares não emitem quantidade suficiente. Por outro lado, há baterias defeituosas que podem causar incêndios, mas isso você confere no item seguinte.

Celular pega fogo? - VERDADEIRO
Há vários casos registrados ao redor do mundo de celulares que pegaram fogo enquanto estavam sendo carregados, principalmente na China e no Brasil. Não é coincidência: lá e aqui existem muitos carregadores e baterias piratas, não aprovados pelos fabricantes, logo, perigosos. Por falar em fogo, tem rolado na internet um video de celulares esturando pipoca. Ignore. É propaganda de uma empresa de fone Bluetooth.

Fonte: Revista Galileu

7 comentários:

Fabio 2 de agosto de 2008 às 20:28  

jah te linkei tbm

Tatah Marley's Confissões 2 de agosto de 2008 às 22:01  

adorei!
eu mesma morria de medo de usar celular em posto, e coisa e tal.. aliviou minha cabeça!
muito interessante seu blog!
beeeijo
tá de parabens!
;*

Monique Lôbo 3 de agosto de 2008 às 17:14  

Agora estou mais esclarecida!rsrsrs!
Morria de medo de um dia meu celular explodir do nada,ou de usa-lo num posto de gasolina,agora to mais calma!rsrs!
Parabéns pelo blog!!

Anônimo 5 de agosto de 2008 às 11:22  

Ola amigo te linkei seus dois blogs com http://ImigrantesBrasil.blogspot.com
conf. sua solicitação de parceria, no entanto não estou vendo meu link nos seus blogs.

Abraços.....

Lily 5 de agosto de 2008 às 11:59  

acredito que o celular é uma poscaria! o meu estar descarregado há 3 mses e nem sei qual é o número dele!!!!

Luccas Balacci 5 de agosto de 2008 às 17:36  

Selo pra você no blog!
: )

http://blogataverna.blogspot.com/

Anônimo 6 de agosto de 2008 às 20:48  

"É preciso desligar os aviões na hora da decolagem e na hora do pouso."


como?

  © 2008-2009 SemTosquices

^