sábado, 5 de abril de 2008

(SPOILER!) Secret Invasion 1*


A nova mega saga da marvel conseguiu prender toda a expectativa do leitor e revelar alguns pontos, mas ao mesmo tempo obscurecer outros. Em primeiro lugar é necessário fazer uma sutil retrospectiva dos eventos que desencadearam Secret Invasion, que estão presentes no final da edição nas palavras do editor-chefe da marvel, o senhor Quesada. A guerra kree-skrull, publicada na década de 70 e recentemente relançada pela panini nas páginas de grandes clássicos marvel 1, é o evento chave pra essa saga. A idéia da história é simples, duas raças alienígenas em guerra e a Terra no meio do rolo, os heróis se reunem e salvam o dia.
Nisso eles vão ao espaço e travam uma batalha entre os krees e a raça metamorfa, os skrulls. A relação entre esses eventos está na própria presença dos skrulls e em um ponto que eu vo citar depois. O próximo evento de grande importância seria Guerra Secreta, escrita por Bendis, e por quê ele é importante? Bem, simplemenste porque é a última vez que Nick Fury dá as caras. Depois disso vieram a fase de Bendis escrevendo Novos Vingadores, Dinastia M, Aniquilação, Guerra Civil e Illuminati, que segundo o próprio Quesada têm relação com a invasão. O estopim para toda a desconfiança que ronda o universo marvel se deu na edição 31 de New Avengers(Novos Vingadores), edição que encerra o primeiro arco pós-guerra civil e que está sendo publicado pela panini.


Nela é revelado que a "Elektra" assassinada por Eco seria na verdade uma skrull. Isso explicaria o fato de ela ter retornado da morte tantas vezez. Pra finalizar essa introdução, é importante ressaltar que os skrulls sempre tiveram um interesse muito maior do que eles aparentam.

A edição começa mostrando em um passado não determinado um grupo de skrulls se dirigindo a alguém que eles chamaram de "queen". A conversa dura poucos balões e nela é abordado o enfraquecimento e o possível fim do império skrull e o que deveria ser feito a respeito disso, segundo a tal "queen". No momento em que seria revelado o tal plano um salto no tempo é feito, e nos deparamos com Tony Stark(Homem de Ferro), Reed Richards(Senhor Fantástico) e Hank Pym(Homem Formiga)discutindo os motivos que tornariam impossível detectar a presença desses skrulls por meios místicos ou tecnológicos. Esse diálogo é interessante já que em um momento Hank Pym sugere que o que na verdade estaria acontecendo é que as pessoas que fizeram essa análise não estariam querendo que o segredo fosse revelado, ou seja, elas seriam skrulls. Depois disso é mostrado a estação espacial da SHIELD, a Sword, detectando uma nave skrull caindo na Terra. O local da queda é determinado e logo Stark e sua equipe de vingadores, assim como a de Luke Cage, por intermédio da Mulher-Aranha, ficam sabendo disso. Depois de muita treta as duas equipes se encontrarm na terra selvagem(pra quem não sabe a terra selvagem é uma espécie de Jurassic Park, uma ilha onde os dinossauros foram preservados),no local exato em que a nave caiu. Tudo está sendo filmado pela estação espacial SWORD e no momento em que Luke Cage vai abrir a nave,uma luz verde nela se acende e o primeiro Skrull da edição é revelado, um dos agentes da Shield, que acaba por causar a explosão da estação. Depois disso um vírus é espalhado para toda a tecnologia com o selo Stark, ou seja, todos os meios de defesa da Terra, já que Tony Stark se tornou diretor da shield após a guerra civil. A sua própria armadura é infectada e assim uma série de catástrofes se iniciam, como o porta aviões da Shield caindo no meio de Nova York. Mas isso nem se compara com o que acontece no lar e base do Quarteto Fantástico, o edifício Baxter. Um skrull consegue se infiltrar nele, se disfarçando de Sue Storm(Mulher Invisível), e ativa o portal para a zona negativa(uma outra dimensão onde tudo acontece ao contrário) que começa a tragar todo o prédio e toda a cidade. Bem, mas o mais chocante de tudo foi ver quem saiu da nave skrull...Capitão América, Homem Aranha, Gavião Arqueiro, Fera, Wolverine, Homem de Ferro, Jean Grey,Feiticeira Escarlate, Mulher Invisível,Homem Maravilha, Visão, Thor e Luke Cage, todos em suas versões da década de 70!

Depois disso é mostrado uma frota de naves se aproximando do planeta e Reed Richards comentando com Hank Pym ter descoberto a causa de não ser possível detectar a presença dos verdinhos, mas nesse momento Pym se revela um Skrull e atira em Richards, desfigurando-o, e assim termina a primeira de 8 edições de Secret Invasion.

O mais interessante dessa série é algo que a Dc já vem fazendo há algum tempo, a retomada de elementos de histórias antigas, respeitando e agradando os fãs que já acompanham a cronologia há mais tempo. Nessa edição já é possível fazer um esboço dos planos dos invasores. Inutilizar os meios de defesa da Terra seria um deles, distrair os heróis libertando os vilões seria outro e por final confudi-los e colocá-los uns contra os outros. A aparição dos heróis que sairam da nave pode ser explicada pelo fato de eles terem durante a guerra kree-skrull adentrado as naves dessa raça e por algum motivo eles podem ter sido sequestrados e ficaram lá durante todo esse tempo, conseguindo só agora voltar a Terra. Sabendo disso os skrulls colocaram agentes entre eles. Quesada já disse que nem todos ali são skrulls, mas alguns eu acho que tem 99% de ser, como por exemplo Thor, não é possível que eles estraguem a ótima fase que ele vem tendo. Por outro lado outros personagens dariam ótimas abordagens, como o fera, que sofreu muitas mudanças físicas nos últimos tempos. Secret Invasion vai se espalhar por todos os títulos e mês que vem tem mais. Eae, quem você acha que é skrull?

1 comentários:

Unknown 5 de abril de 2008 às 20:04  

Nossa! Pelo jeito você está por dentro de tudo isso. Mas Fantasias de marvel, eu gosto mesmo é no cinema! Spawn, X Man, Dare Devil, Ghost Rider... Emfim... adoro! Abraços

  © 2008-2009 SemTosquices

^