domingo, 8 de novembro de 2009

Blogueira Yoani Sanchéz brevemente detida em Cuba




A blogueira Yoani Sánchez,conhecida por suas críticas ao governo cubano em seu Blog GENERACIÓN Y.Afirma ter sido,juntamente com mais dois outros blogueiros,detida por um curto período de tempo por agentes de segurança na sexta-feira (6) durante uma passeata contra a violência,com a acusação de ser contrarrevolucionária.

Sánchez e o blogueiro Orlando Luis Pardo foram forçados à entrar em um carro quando se aproximavam da passeata no distrito de Vedado.
Ambos foram levados a um local perto de sua residência e soltos em seguida.
"Fomos detidos por três homens que chegaram em um carro chinês preto" disse Sánchez.

Ela ainda afirma ter dito às pessoas que se encontravam próximas que estavam sendo seqüestrados, mas os agentes disseram è essas pessoas "São contrarevolucionários, não se envolvam".

Os agentes não explicaram o motivo da captura, mas ela acredita que queriam evitar sua participação no protesto - "Estou muito agitada, foi muito intenso, disse ela, acrescentando ter saído do encontro com o ombro e as costas machucados, mas sem ferimentos sérios".

O blogueiro Pardo foi solto junto com ela e não sofreu ferimentos. A outra blogueira, Claudia Cadelo, foi levada em um carro de polícia separado e solta sem ferimentos em um outro local.

Aproximadamente 60 pessoas compareceram à passeata, um evento raríssimo em Cuba, e exibiram cartazes dizendo- "Não à violência. Juntem-se a nós".
Essas pessoas se agruparam por alguns minutos, não fizeram nenhum discurso e saíram sem incidentes.

BLOG DA YOANI: http://www.desdecuba.com/generaciony/

TWITTER: @yoanisanchez

Fonte: http://revistacriativa.globo.com/Criativa/0,19125,ETT1684014-5458,00.html

0 comentários:

  © 2008-2009 SemTosquices

^