quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Especial Sem Tosquices: Batman 70 anos - Parte 3






Nessa terceira parte vamos conhecer um pouco o Batman nas décadas de 70 e 80. Vamos falar agora de alguns desenhos animados em que, se o morcego não era o protagonista de todos, pelo menos fazia uma participação especial. Pra começar, o desenho de 1972, The New Adventures of Batman. Esse desenho ainda tinha um climão da série live action da década de 60 e não é a toa que os dubladores da série eram justamente Adam West e Burd Ward. O que esperar de um encontro entre Batman e um outro grupo de detetives? O que esperar de um encontro entre Batman e um grupo de detetives JUVENIS? E o que esperar de um encontro entre Batman e um grupo de detetives juvenis com um cachorro FALANTE!? Scooby-Doo meets Batman! Nessa animação encontrávamos Batman e Robin(do desenho The New Adventures of Batman) e a turma de Scooby desvendando as tramoias dos vilões Coringa e Pinguim. E, enquanto isso, na Sala de Justiça...



Isso mesmo! Os Super-Amigos! O desenho produzido pela Hanna-Barbera e que adaptava os heróis da Liga da Justiça foi criado em 1973, teve incríveis 6 temporadas e durou até 1985(Se bem que até hoje é possível assistir nos sábados do SBT). Claro que Batman e Robin estiveram presentes nas 6 temporadas.


E nos quadrinhos? A década de 70 foi marcada pelo retorno do héroi a suas origens e isso graças a Neal Adams e Dennys O'Neil. As histórias do morcego se tornaram mais sombrias e violentas, contrastando com sua fase nos desenhos animados. Foi nesse período que Dick Grayson deixou de ser o Robin para se tornar o herói Asa Noturna e deixou seu manto para o jovem Jason Todd. Foi nesse período também que surgiu o vilão imortal Ra's Al Ghul.


Na década de 80 tivemos histórias que assumiam ainda mais o lado sombrio do herói. Em 1986 era publicada a graphic novel Batman, O Cavaleiro das Trevas, uma das mais importantes histórias do roteirista e do universo do morcego. Nela vemos um futuro em que o Batman se aposentou, mas é nesse momento em que ele se vê mais necessário, retornando de forma triunfante. É um dos primeiros momentos, se não o primeiro, em que o Batman é mostrado como um herói overpower e capaz de derrotar QUALQUER UM, afinal de contas ele cai na porrada com o Super. Uma continuação dessa história foi publicada, mas nem se compara com a original, um péssimo trabalho do senhor Miller(Estaria ele AQUI começando a surtar?). Em 1987 Frank Miller é o responsável por mais uma história memorável do morcego, Batman Year One, recontando sua origem. Um ano depois o mago dos quadrinhos, Alan Moore, nos presenteia com Batman: A Piada Mortal. Nessa história vemos uma análise do Coringa e de toda sua insanidade. É nessa história também que a Batgirl, Bárbara Gordon(Filha do comissário Gordon), perde o movimento das pernas ao ser baleada pelo Coringa.

Não podemos falar da década de 80 sem mencionar o megaevento Crise nas Infinitas Terras, em que vários heróis da Dc Comics tiveram suas origens reformuladas. Um fato curioso desse período foi a morte do Robin Jason Todd, publicada no arco Morte na Família. Todd ,que foi um dos que teve sua origem reformulada ,(Antes era um acrobata assim como Dick Grayson e em sua nova origem era um menino de rua encontrado por Batman tentando roubar a calota do Batmóvel) foi morto devido a um tipo de "Você Decide". Os fãs deveriam ligar dizendo se queriam ou não que Jason morresse. Como o personagem não vinha agradando os leitores sua morte foi certa. Jason Todd morreu nas mãos do Coringa em 1988.

Na próxima parte do Especial, a Conclusão, falaremos sobre o Batman na década 90 e nos tempos atuais.



0 comentários:

  © 2008-2009 SemTosquices

^