terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A água não é Incolor. Ela é Azul!

Bookmark e Compartilhe


Aprendemos na escola com as nossas "tias" que a água é incolor, inodora e insípida. A água é pura e destilada, mas não é incolor. Todos anos, muita gente cai nesse erro, e apesar de ser um erro bobo, muitas gerações caem nesse erro, passando a dúvida por gerações, repetindo o erro de geração em geração. E esse erro acabou se tornando tão grave, que o conceito de água como transparente foi posto nos livros, transformando um dado errado como o certo.

Mas o que que a água é afinal?

Ela é inodora, ínspida e a sua cor é: azul e transparente.

O que acontece é que a cor da água é tão maleável que em pequenas quantidades não é possível observar. Mas em grandes volumes podemos ver a mudança da cor. E a explicação não é muito complexa, não para os leitores do Sem Tosquices.


Explicação "básica": "A cor da água é devida à absorção seletiva da luz. Quando a luz atravessa a água, ela absorve o espectro eletromagnético das radiações correspondentes à luz vermelha, e portanto, a luz que acaba atravessando tem tons de azul (que é a cor complementar do vermelho). Por isso, quanto maior o volume de água, maior é a absorção, e mais azul pode ser visto.
Se enchêssemos de água límpida uma piscina perfeitamente branca, numa casa branca, iluminada com luz branca, a cor da água seria azul turquesa. Muito suave, mas azul.
Assim, outro mito que cai é de que o oceano é azul por que reflete a cor do céu. Em realidade, se fosse assim, a cor do oceano seria mais clara em dias ensolarados, e quase branca em dias nublados. Está claro que podemos ver como a superfície do mar reflete o céu, mas esta não é a causa principal de sua cor."

Fonte: Sleek


1 comentários:

Anônimo 9 de outubro de 2009 às 08:19  

Discordo totalmente com isto quem disse que agua não é incolor vc vé stas cores na agua porque ela se reflete na cor do ceu, e nas determinadas cores de algas que existem na profundidade do mar.

  © 2008-2009 SemTosquices

^