domingo, 9 de março de 2008

Brasil entra na Arca do Fim do Mundo


Nosso país vai enviar amostras para o bunker internacional de sementes



http://professoraneusa.files.wordpress.com/2007/11/frutas1.jpg



Arca do Fim do Mundo é um bunker construído na Noruega que tem a finalidade de conservar sementes de todas as variedades conhecidas de plantas do planeta com valor alimentício. O governo norueguês convidou a Embrapa, que pretende proteger cerca de 400 espécies.

Arca do Fim do Mundo, também chamada de Arca de Noé, já entrou em funcionamento há dois dias,tem capacidade de abrigar mais de 4,5 bilhões de sementes de todas as variedades conhecidas e utilizadas pelo homem. A Arca é um resultado de uma parceria entre o governo da Noruega e a Organização das Nações Unidas(ONU).

A Embrapa quer duplicar a sementes armazenadas em câmaras frigoríficas em Brasília para enviá-las ao bunker no remoto arquipélago ártico de Svalbard. No momento, a Embrapa está analisando as condições legais do contrato de cooperação com o governo com a Noruega,especialmente no que se refere ao acesso ao patrimônio genético brasileiro.

Alem de espécies nativas, a Embrapa pretende enviar para o bunker espécies que não são locais, mas que foram adaptadas às condições brasileiras e que vêm sendo cultivadas no Brasil há muito tempo, e são essas espécies que mais requerem cuidados em relação à legislação brasileira. Por isso, a questão precisa ser analisada com bastante cautela.

0 comentários:

  © 2008-2009 SemTosquices

^